terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Algumas comidas e pratos inventados acidentalmente - Parte 1


          Costuma-se dizer que a necessidade é a mãe da invenção, mas quando você descobre como algumas de suas comidas prediletas surgiram – biscoitos de chocolate, frango picante, chimichangas – você perceberá que curiosidade, falta de jeito e erros são a fórmula garantida para o sucesso.

           Desde 2.000 a.C. aos dias de hoje, veja a seguir produtos e pratos inventados por acidente:


Brownie de chocolate

Há algumas reivindicações da invenção que é crocante por fora, cremosa por dentro que é o brownie de chocolate. Algumas pessoas dizem que foi um acidente: o resultado de chocolate derretido com biscoitos ou bolo feito sem farinha o suficiente. Mas, a história contada por muitos e citada no livro Betty Crocker's Baking Classics, é de uma dona de casa, da cidade de Bangor, em Maine, que esqueceu de adicionar fermento em pó ao bolo de chocolate que estava fazendo. Outros dizem que o brownie foi criado propositalmente, uma sobremesa quadrada para caber em uma lancheira quadrada.


Champanhe

Champanhe nem sempre foi o exemplo ideal do bom gosto, o produto já foi considerado o resultado de fazer vinho de má qualidade. Nos anos de 1400, temperaturas frias inesperadas interromperam a fermentação dos vinhos e quando chegou à primavera, quando as temperaturas se elevaram, os vinhos tinha bolhas de dióxido de carbono em excesso. Inicialmente, a bebida foi vista com desdém, no entanto, eventualmente, as pessoas começaram a amar a bebida efervescente. No século XVII, o monge Dom Pierre Pérignon foi incubado de fazer o produto ainda mais borbulhante e supostamente exclamou: "Venham depressa! Eu estou bebendo as estrelas!". Hoje em dia, o champanhe tem aproximadamente um milhão de bolhas por copo.


Queijo azul

Segundo a lenda, o queijo azul foi inventado por acidente quando um produtor de queijo bêbado deixou um pedaço de pão meio comido em um armazém de queijo. Ao retornar, ele descobriu que o pão mofado havia transformado o queijo em azul. Hoje em dia, o produto é feito sobre circunstâncias mais controladas com bactérias específicas, Penicillium Roqueforti para o Roquefort e Penicillium Glaucum para o Gorgonzola.


Coca-Cola

A história da Coca-Cola não é simples, mas ela começa em 1886, com John Pemberton, que era um veterano ferido viciado em morfina e também um farmacêutico. Era nos tempos em que bebidas alcoólicas eram proibidas, então ele criou um "vinho tônico" não alcoólico, com folha de coca (cocaína) e noz-de-cola (cafeína), daí o nome Coca-Cola, que diminuía a dor das pessoas e davam à elas mais energia. Pode parecer chocante, mas era um produto comum da época e só em 1929, que a Coca-Cola ficou completamente livre da cocaína.


Picolé

Você sabia que o inventor do picolé, o produto mais amado do verão, foi uma criança de 11 anos de idade? Em 1905, após um longo dia de brincadeiras, Frank Epperson deixou um copo de refrigerante, com uma vareta dentro, na varanda durante a noite e, quando ele saiu na manhã seguinte, o refrigerante havia congelado. Frank chamou a invenção dele de ‘Epsicle', porque era igual a um pingente de gelo. Mais tarde, ele começou a fazer a invenção para os filhos dele, que começaram a chamá-la de ‘Pop’s ‘sicle'. O nome cativante foi patenteado em 1923 e o sabor mais popular de hoje em dia é o de cereja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário