terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Algumas comidas e pratos inventados acidentalmente - Parte 2

              A necessidade é a mãe da invenção não é mesmo? Desde que o ser humano dominou as técnicas de manejo do fogo, cozinhar e preparar alimentos vem se tornando uma arte cada vez mais aprimorada e, porque não dizer, sofisticada ao longo da historia da humanidade.
           Mas e quando uma receita não sai exatamente como o esperado, resultando em algo pior....ou melhor? do que o esperado.
          Veja a seguir alguns produtos e pratos inventados por acidente que acabaram dando muito certo:


     Cerveja

     Apesar da cerveja ser datada no século VI a.C. na Mesopotâmia e na Suméria (agora como Iraque, Arabia Saudita e Kuwait), ninguém sabe ao certo quem inventou o produto e como. 
     Os historiadores acreditam que possivelmente a cerveja foi criada por acidente. Durante a fabricação de pão: alguém assando pães ao ar livre foi interrompido por uma tempestade, correu para se esconder e voltou um ou dois dias depois e descobriu o líquido da massa fermentada. Por que ele provou o líquido? Nós não temos certeza, mas se ele fez isso e ficou bêbado, provavelmente ele tentaria fazer isso de novo, recriando assim a receita da bebida mais consumida da historia.


     Conhaque

     Nós temos que agradecer os holandeses pelo conhaque, pois acredita-se que o produto foi criado por comerciantes holandeses que estavam tentando encontrar uma maneira de colocar mais vinho no espaço limitado dos navios, no começo do século XVI. Eles tiveram a ideia de remover a água do vinho, com a intenção de reidratá-lo no fim do destino da viagem. Eles armazenaram em barris de madeira e descobriram que depois de um bom tempo, o vinho mudou de cor, aroma e sabor. Eles chamaram isso de bradwijn', que significa "vinho queimado" e, mais tarde, passou a se chamar conhaque. Atualmente, a produção de conhaque é mais intencional e é destilada a partir do suco de frutas naturais e fermentada em barris de madeira (geralmente de carvalho).


     Bolinhas de queijo

     As primeiras bolinhas de queijo foram inacreditavel- mente inventadas por uma fábrica de ração para animais, a Flakall Company de Beloit, Wisconsin, nos anos de 1930. Um dispositivo, chamado extrusor, que é usado para empurrar uma massa de grãos através de um funil, onde em seguida, a massa saí em formato de bolinhas, teve papel fundamental na invenção. Um funcionário, chamado Edward Wilson, decidiu levar um pouco dessas bolinhas para casa e fritá-las e, uma vez que as experimentou ele achou o gosto bom. Depois de alguns ajustes, surgia as bolinhas de queijo.


     Sanduíche

     O sanduíche foi nomeado em homenagem à John Montagu, o quarto conde de Sandwich (Sanduíche), um nobre inglês do século XVIII. Segundo a história, o conde não podia abandonar um jogo de cartas, então ele pediu para o criado dele que lhe trouxesse carne entre dois pedaços de pão. O sanduíche original era carne salgada entre duas torradas e os convidados começaram a dizer: "Eu vou querer o mesmo que o Sandwich". Outras versões da história dizem que o era o trabalho e não o jogo que manteve Montagu o dia inteiro na mesa dele, enquanto outras pessoas acreditam que o sanduíche foi inventado antes.


Biscoitos com gotas de chocolate

Em Massachusetts, em 1930, a Sra. Wakefield estava fazendo biscoitos de chocolate com manteiga e percebeu que estava sem chocolate de padeiro, então engenhosamente ela colocou chocolate semi-doce da Nestlé. Infelizmente para ela, o chocolate não derreteu e não se dispersou da maneira como ela gostaria, ao invés disso, o chocolate simplesmente amoleceu e manteve a sua forma. Os biscoitos foram considerados tão gostosos que a Nestlé forneceu para Ruth suplemento para a vida toda de chocolate, em troca de poder imprimir a receita em seu pacote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário